Foto: Guto Vital
Barbalha já tem a árvores que servirá de mastro para os festejos de Santo Antônio em 2024. Trata-se de um Pau-D’óia de 23 metros, com 1,10 de circunferência, pesando 2,5 toneladas. A equipe de Reportagem do Site Miséria esteve em Barbalha para conversar com o capitão dos carregadores, Rildo Teles.
De acordo com Rildo, o corte acontecerá no próximo dia 17 de maio, no Sítio São Joaquim. “Santo Antônio nos abençoou com essa escolha. É um mastro que permitirá maior segurança para os nossos carregadores, pois ela é maior e mais reta, o que permitirá mais carregadores no cortejo“, comentou.
É importante ressaltar que todo o processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento de árvores. “Todo o procedimento é acompanhado pelas autoridades ambientais. Vale lembrar que a cada corte do pau da bandeira, é realizado um replantio com os próprios carregadores“, explicou o Rildo.
Confira a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram
h3>