Foto: Prefeitura de Araripe
O atual prefeito de Araripe, Cícero de Deus (MDB), foi recentemente surpreendido com uma decisão da Justiça Eleitoral que o condena a pagar multa de R$5 mil. O político, que tentará se reeleger no pleito do próximo dia 6 de outubro, foi condenado por propaganda irregular. De acordo com a decisão, o pré-candidato usou de evento realizado em sua casa para promover seu nome com vistas a ganhos eleitorais.
Ao longo do documento que sacramenta a condenação, o magistrado eleitoral salienta que era notável a tentativa de autopromoção, especialmente pela distribuição de bebidas e comidas. Aponta, ainda, que a existência de um banner afixado no espaço em que o evento era realizado denotava amplo desejo de crescimento em popularidade. O banner, segundo expresso no texto do despacho, trazia imagens e o nome do pré-candidato.
O momento que levou à condenação foi realizado em 4 de maio, e foi denominado de ‘café da manhã do trabalhador’. Segundo as divulgações, seria um encontro para comemorar e festejar o Dia do Trabalho, comemorado em 1° de maio.
Lembra-se que neste momento os políticos que desejam concorrer às eleições 2024 estão em pré-campanha, portanto, devem tomar uma série de cuidados. Já que, como não existe oficialização de seus nomes como candidatos, não podem, por exemplo, pedir votos diretamente. A campanha de maneira efetiva só poderá ser iniciada em 16 de agosto e durará apenas 45 dias.

