Foto: Guto Vital
Segundo o Deputado, o objetivo de visita é fortalecer a luta na defesa da universidade pública. “75% dos professores da rede estadual do Ceará, que atuam na educação básica, são formadas nas nossas universidades. Ou seja, quem dar aula na educação básica, passou por uma das nossas universidades estaduais. Portanto, é necessário cuidar das nossas universidades para cuidar também da nossa educação básica“, afirmou Roseno.
O Sindicato dos e das Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca) entregou ao Deputado um dossiê sobre a problemática na infraestrutura nos campis da URCA. “Foi relatado que há situações de perigo, tanto para professores quanto para estudantes. Desde salas de aula dando choque, com mofo, adoecendo estudantes. A universidade precisa adotar de infraestrutura adequada para que os curso tenha condições mínimas na formação dos nossos profissionais”, disse Renato Roseno.
Para o deputado, além da infraestrutura, é necessário um olhar atento na valorização dos docentes e na assistência estudantil. “Em primeiro lugar, é necessário valorizar os professores. Sua Progressão, Promoção e Aceleração da Promoção Docente que, inexplicavelmente, está estão sendo protelados pela administração“, disse. Roseno também destacou o apoio a assistência estudantil. “Houve uma queda na assistência aos nossos estudante. É necessário debater essa assistência, desde o transporte, o restaurante universitário, alojamento. É a partir dessa assistência, que nossos estudantes terão o direito de cursar o ensino superior“, complementou.
De acordo com o professor Ivan Jardim, membro da Sindurca, o dossiê entregue ao Deputado foi elaborado durante o movimento grevista dos docentes. Ivan explicou que foi desenvolvido dois grupos de trabalho onde cada professor e coordenadores de curso levaram as demandas de cada campi. “Foi criado dois grupos de trabalho: o de Infraestrutura e de Financiamento. Também estamos realizando visitas como os deputados do Ceará para que ele vejam in loco as condições de infraestrutura da nossa universidade”, explicou Jardim.
Confira a entrevista completa:</
Ver essa foto no Instagram
h3>

