Compartilhar
publicidade
publicidade
MinC lança projeto que busca impulsionar o desenvolvimento da economia criativa do Cariri
Além de Crato, a ministra visitou o município de Barbalha, onde conversou com o Portal Miséria.
Maurício Júnior
Foto: Luciele Oliveira /MinC

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está no Cariri para lançar alguns projetos junto ao Governo do Ceará. Na noite desta terça-feira (4), no Centro Cultural do Cariri, em Crato, ela participou do lançamento do Kariri Criativo, que pretende impulsionar o desenvolvimento da economia criativa na região.

Foto: Toni Sousa

Além de Crato, ainda nesta terça, a ministra visitou o município de Barbalha, onde conversou com o Portal Miséria. De acordo com Margareth, sua vinda à região também faz parte do Circula MinC, ação do Ministério da Cultura (MinC) em todo o país, visto a grande adesão dos municípios à Lei Paulo Gustavo.

Esse território aqui é importante. Um território que tem uma força cultural. O Ceará se destaca muito pelo seu investimento na cultura, então, nós [MinC] estamos buscando conhecer mais e estarmos ligados a esses territórios“, declarou.

Margareth destaca que a cultura também é um setor que gera economia do país. Nessa perspectiva, uma das demandas do Kariri Criativo é o apoio de instituições privadas no desenvolvimento criativo que parte da cultura popular.

O que foi lançado aqui [no Cariri] foi uma prorrogativa, trazendo as empresas privadas para patrocinarem essa ação de qualificação, de aceleração da produção da cultura popular“, disse.

A ministra ainda explica que as empresas devem incentivar os gestores culturais, além dos produtos realizados pela área.

Sobre o Kariri Criativo 

A iniciativa, financiada pela Lei Rouanet, busca qualificar, mobilizar, bem como integrar lideranças, organizações e atores da economia criativa do Cariri a fim de gerar incentivo na criação de políticas públicas municipais, estaduais e federais para fortalecer a criação, produção, comercialização e consumo de produtos e serviços criativos da região, em prol do desenvolvimento sustentável.

Nossa visão no Ministério é nacionalizar o fomento. Fazer com que cada cidade, cada estado, possa gerar seus eventos culturais. Neste momento nós temos a Lei Rouanet e a Política Nacional Aldir Blanc. Agora a gente precisa também preparar o setor cultural, então veio essa ideia do Kariri Criativo, para trazer ferramentas para o segmento, qualificar. E aí nós faremos a economia criativa girar com mais qualidade”, declarou a ministra durante o evento no Centro Cultural do Cariri.

Serão atendidas pelo Kariri Criativo as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. As ações têm o apoio do Banco do Nordeste e serão pautadas pelo diálogo com a sociedade.

Próximas visitas

Nesta quarta-feira (5), às 19h, Margareth Menezes lança, junto à Universidade Federal do Cariri (UFCA), o projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe. A cerimônia será na Vila da Música.

A iniciativa é para promover e valorizar as artes e ofícios dos mestres e mestras da cultura como expressões e manifestações culturais brasileiras que devem ser transmitidas em ambientes diversos de educação, a partir do diálogo entre saberes tradicionais e saberes acadêmicos.

Também participam da solenidade o secretário de formação, livro e leitura do MinC, Fabiano Piúba, além de representantes da UFCA.

Após a solenidade, haverá uma terreirada com diversas apresentações artísticas tradicionais. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade interessada.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria