IFCE campus Juazeiro do Norte. Foto: Jorgivania Lopes.
Servidores técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) optaram por aceitar as propostas apresentadas pelo Governo Federal. A posição foi definida em assembleia realizada nessa quarta-feira (19). Frisa-se que este ponto abre espaço para que a greve na instituição seja finalizada. Professores e técnicos estão em greve desde abril.
O sindicato que representa os servidores do IFCE detalhou que a postura dos servidores da instituição será brevemente repassada ao comando nacional de greve. Segundo o órgão, isso será feito em assembleias nacionais programadas para os dias 21 e 22 deste mês, ou seja, amanhã (21) e na sexta-feira (22).
“A decisão apontou que, embora não tenham sidos atendidos na integralidade das propostas, notadamente no que se refere a recomposição salarial para o ano de 2024, o governo avançou em algumas propostas, como a revogação da instrução normativa 983 para os docentes e a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os Taes, em abril de 2026, ganhos importantes, frutos da luta coletiva”, ponderou o sindicato dos servidores do IFCE por meio de nota.
Todavia, pontua-se que finalização da greve ainda depende de um acordo nacional contendo todos os pontos pactuados, tal acordo precisa ser assinado entre o sindicato nacional de cada categoria e o governo federal.

