Foto: Reprodução / Redes Sociais
Com 107 votos para o fim da greve, 58 pela continuidade e 7 abstenções, docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiram pelo fim do movimento paredista. A decisão foi tomada durante assembleia geral da categoria realizada nesta sexta-feira (21).
De acordo com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), em publicação feita nas redes sociais, os docentes “decidiram pela saída coletiva e mobilizada da greve, vinculada à assinatura do acordo com o governo federal – só após essa etapa, que deve ocorrer até o início de julho, o movimento paredista será encerrado“.
A publicação também destaca que a categoria reconheceu que as propostas do governo federal “foram limitadas”, no entanto, são conquistas do movimento grevista.
“A avaliação da Diretoria da ADUFC é de que, ainda que os ganhos tenham sido limitados, houve conquistas para a categoria docente, especialmente no reconhecimento do setor da Educação como uma força social relevante e que precisa ser ouvida e considerada pelos governos“, avaliou a Aducf.
Pontua-se que a categoria reivindicava reestruturação de carreira e recomposição salarial. Vale destacar, ainda, que uma das principais insatisfações da categoria, que é o reajuste zero em 2024, está dentro da proposta aceita.
A assembleia aconteceu nos jardins da Reitoria da UFC, em Fortaleza, com transmissão on-line para os campi do interior.

