Fotos: Alece
No início desta semana a deputada estadual Juliana Lucena (PT) solicitou licença de 120 dias da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A parlamentar justificou com o pedido com a alegativa de que iria tratar de assuntos pessoais. Com o afastamento da deputada, quem segue na Alece é Guilherme Sampaio (PT). Desde o início da atual legislatura os deputados petistas tem se alternado em licenças para manter o suplente continuamente na Alece.
Nessa linha, indica-se que Juliana solicitou afastamento no momento em que o período de ausência da deputada petista Jô Farias (PT) estava se encerrando. Desde o início da legislatura atual cinco parlamentares do PT já pediram licença para manter Guilherme Sampaio na casa legislativa. O primeiro a requerer afastamento foi o deputado Fernando Santana (PT), que foi seguido por Júlio César Filho (PT), Alysson Aguiar (PT), Jô Farias (PT), e agora Juliana Lucena (PT).
Indica-se que Guilherme Sampaio está na Alece de modo ininterrupto há um ano e três meses. Neste período, o seu assento na Câmara dos Vereadores de Fortaleza está sendo ocupado pela suplente Adriana Almeida (PT).
Além de Sampaio, outro suplente petista tem se mantido continuamente na Alece, trata-se de Nizo Costa (PT). Ele assumiu o assento no lugar de Moisés Braz (PT), que se licenciou logo após assumir o mandato, Braz está na titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Explica-se que durante o afastamento o titular do mandato não recebe remuneração da Alece, o salário é pago ao suplente que está em efetivo exercício dos trabalhos legislativos competentes.

