Weligton Brandão foi o 1° paciente a utilizar o novo equipamento. Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Já está em funcionamento na cidade de Barbalha um novo equipamento para realização de hemodiálise. A máquina, um dos modelos mais modernos para este tipo de tratamento, está em funcionamento na Clinirim. Segundo médico Fernando Coutinho, o novo equipamento consegue proporcionar ao paciente um conjunto maior de benefícios, já que ela é capaz de remover um volume maior de toxinas.
Fernando conta, ainda, que esse processo proporciona um maior bem-estar aos pacientes, especialmente por diminuir os riscos cardiovasculares. Ele detalha que o equipamento disponível na Clinirim é o primeiro do interior cearense, fazendo da unidade pioneira nesta região.
Explica-se que o Miséria acompanhou na manhã de hoje (15) o primeiro paciente a utilizar a nova máquina. O senhor Welington Brandão, que faz diálise a quase 3 anos, afirmou em entrevista ao repórter Toni Sousa que o maquinário lhe trouxe mais tranquilidade, e o procedimento transcorria com mais facilidade do que em outras oportunidades.
O médico Fernando Coutinho, que acompanhava o paciente, destacou que o maquinário é fundamentalmente relevante para pacientes que fazem hemodiálise no formato HDF, que permite um remoção de uma quantidade maior de moléculas, bem como de moléculas maiores. No formato mais comum, do tipo HD, normalmente são retirados apenas os pequenos solutos.
A Clínirim fica localizada no complexo hospitalar Santo Antônio, na cidade de Barbalha.
Assista a live completa:
Ver essa foto no Instagram

