Presidente Capitão Vieira cumprimenta o vereador Adauto Araújo, que se despede da Câmara - Foto: Reprodução/ TV Câmara
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (19), a última sessão ordinária da atual legislatura, iniciada em 2021. A plenária foi marcada por choro contido, agradecimentos e discursos de despedida, já que 14 dos 21 parlamentares deixarão seus cargos este mês, seja por não terem sido reeleitos ou por terem optado por não disputar novamente.
Darlan Lobo (PRD) foi um dos que subiram à tribuna para se despedir. Ele acumula quatro mandatos e ocupou o posto de presidente em três biênios. Em seu discurso, recapitulou ações de suas gestões, como a destinação de recursos da Câmara para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, e fez até pedido de desculpas ao prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), a quem faz oposição.
“Peço desculpas a todos os vereadores com quem tive divergências […], desculpas aos empresários que tivemos que denunciar – estamos em um cargo que nos obriga a fazer isso […], desculpas à imprensa […], desculpas a todos os ex-prefeitos, desde Raimundão e Dr. Santana […]. Também peço desculpas ao ex-prefeito Arnon Bezerra, ao prefeito Glêdson Bezerra e a todos os secretários”.
“Que isso fique no campo político e não no pessoal. É o trabalho do parlamento. Fomos eleitos exatamente para isso: combater, denunciar e não ser servos de ninguém”, acrescentou o parlamentar.
Decano da Casa, o vereador Nivaldo Cabral (MDB) também está entre os que deixam a Câmara. Ele ocupa um assento no Legislativo desde 2000, totalizando 24 anos como vereador de Juazeiro do Norte. Na eleição passada, Cabral optou por não disputar a reeleição. “Achei que era hora de parar porque tenho que cuidar de mim, cuidar da minha família”, afirmou.
Além de Darlan e Nivaldo, se despedem do parlamento juazeirense os vereadores Adauto Araújo (PSB), Janu (PSB), Tenente Edinaldo Moura (PL), Padre Paulo (PRTB), Ivanildo Rosendo (MDB), Claudionor Mota (MOB), Firmino Calu, Lucas do Horto (MDB), Fábio do Gás (PSB), Lunga (PSB), Rosane Macedo (Pros) e Beto Primo (Podemos).
Dos 21 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro, apenas sete ocupam uma cadeira na legislatura atual. A partir de 1º de janeiro de 2025, 14 novos vereadores integrarão a nova composição da Câmara, representando uma renovação de 66% das cadeiras do parlamento.

