Abandono de animais no local é recorrente. Foto: Bruna Santos.
O abandono de animais no Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte, tem gerado preocupação entre comerciantes e moradores do bairro. Os setores de carne e verdura são os que mais acumulam cães e gatos em busca de abrigo e alimento. Além do odor deixado pelos dejetos e o receio em adquirir doenças devido ao contato direto e indireto com os excrementos, moradores relatam medo de ataques de cães em bando.
Para Maria Jane, comerciante, a maior preocupação é com a saúde dos animais, que ao ficarem abandonados têm maior probabilidade de adquirir doenças, e das pessoas que transitam pelo mercado. “Uma criança pode passar e pisar em xixi [dos animais] e pegar alguma doença”, exemplifica.
Segundo Erasmo Gonçalves, que também trabalha no local, apesar de ter observado a diminuição no número de animais em alguns setores do mercado, é comum ver nas esquinas dos boxes caixas com filhotes de gatos. “É preciso que o poder público seja mais exigente com a fiscalização dos abandonos e maus-tratos, porque abandonar animal é um maus-tratos”, disse.
Ainda, populares têm apontado medo em andar nas redondezas do mercado devido aos bandos de cachorros que circulam em busca de abrigo e alimento. “Quando chega no final da tarde ou noite e alguém precisa passar nas ruas dali é bom ter mais gente, porque vem de 4 a 5 cachorros de uma vez latindo pra cima de você”, alerta uma moradora do bairro, que não quis ser identificada.
Em nota ao Portal Miséria, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos afirmou que está ciente da situação dos cachorros de rua no mercado. “A coordenadoria irá fazer uma visita in loco para fiscalização e analisar quais medidas serão tomadas, junto com a equipe do Centro de Zoonoses. Reforçamos que a Secretaria não possui um local específico de abrigo para os animais de rua e que a Coordenadoria de Bem-Estar-Animal atua no processo de cuidados daqueles que estão machucados, assim como a castração dos animais de rua e dos animais dos tutores cadastrados na pasta”, disse a pasta.
Ao ser questionada sobre a atuação da Vigilância Sanitária dentro do local, a Secretaria de Saúde informou que em 2024 realizou a sanitização de todos os mercados públicos. “Durante o ano todo, é estabelecido um cronograma com ações educativas periódicas, nas quais os agentes visitam os estabelecimentos, oferecendo suporte e orientação aos permissionários sobre higiene, armazenamento de alimentos e limpeza dos locais”.
Abandono de animais é crime
O abandono de animais é considerado crime ambiental pela Lei Federal 9.605/98. Em caso de maus-tratos ou abandono, as denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia, no número 153, ou ao Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro do Norte (Gam), através do telefone (88) 3199-0459.

