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Erros comuns que as pessoas cometem ao usar calculadoras online
Agência Miséria
Foto: Reprodução

Da aritmética básica a equações sofisticadas, a calculadora online é uma ferramenta útil que pode auxiliar alunos do ensino médio com uma variedade de desafios matemáticos. Elas permitem que os alunos abordem os desafios de forma mais precisa e rápida. Embora essas ferramentas sejam úteis, muitos alunos cometem erros ao utilizá-las, o que resulta em respostas erradas ou má interpretação das ideias estudadas.

Erros típicos que as pessoas cometem ao usar calculadoras on-line

Aqui discutiremos alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao usar calculadoras on-line e ofereceremos dicas sobre como evitá-los.

1. Não ver a solução

Ao usar calculadoras on-line, um dos erros mais comuns que os alunos cometem é correr direto para a ferramenta sem primeiro entender completamente o tópico. Embora sejam uma ferramenta útil, as calculadoras on-line não podem substituir a compreensão de ideias matemáticas. Se os alunos não tiverem conhecimento da natureza do problema ou da abordagem apropriada, eles podem inserir os valores incorretos ou escolher as operações incorretas.

Para um problema de palavras contendo porcentagens, por exemplo, um aluno pode não saber qual multiplicação ou divisão empregar. O resultado de inserir a operação incorreta na calculadora será errôneo. Antes de depender da calculadora, é preciso ler o problema cuidadosamente, entender a consulta e decidir sobre a fórmula ou método adequado.

Antes de executar a calculadora, considere decompor o problema e esclarecer o que está sendo solicitado. Peça uma explicação ou consulte um livro como Gauth se não estiver confiante sobre os processos.

Foto: Reprodução

2. Não inserir símbolos ou números corretamente

Digitar símbolos ou números incorretos na calculadora é outro erro frequente. Normalmente, calculadoras online precisam de entrada em um formato bem preciso. Se um aluno digitar um número errado ou aplicar um símbolo impreciso, o resultado pode ser absolutamente incorreto.

Um erro que ocorre com frequência é, por exemplo, inserir um sinal negativo no local incorreto. Se você estiver resolvendo uma equação com inteiros negativos e inadvertidamente colocar o sinal negativo na parte incorreta da expressão, o resultado será errôneo.

Da mesma forma, aplicar o símbolo matemático impróprio — um sinal de mais em vez de um sinal de menos — pode produzir um erro. Os alunos também podem adicionar parênteses extras sem querer ou ignorá-los, alterando assim a ordem da operação e causando erros.

Antes de clicar no botão “calcular”, revise suas entradas. Particularmente se o problema exigir expressões complicadas ou parênteses, certifique-se de que números e símbolos sejam digitados corretamente.

3. Ignorando PEMDAS, ou ordem de operações

Não seguir a sequência correta de operações é um dos erros mais frequentes ao usar calculadoras online. Muitas vezes lembrada pela abreviação PEMDAS (Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição, Subtração), a ordem das operações nos guia para resolver um problema matemático corretamente. Se essa regra for quebrada, a calculadora pode produzir uma resposta errada.

Ao completar a equação 5 + 2 × 3, por exemplo, muitos alunos podem somar erroneamente 5 + 2 primeiro e depois multiplicar por 3 — um erro. Multiplicar primeiro e depois somar produz 11, não 21 na sequência correta.

Embora a maioria das calculadoras on-line sejam projetadas para seguir corretamente a ordem das operações, erros ainda podem ocorrer caso o usuário insira o problema de uma maneira que se ajuste ao PEMDAS. Por exemplo, a calculadora pode não entender o problema da maneira que ele foi concebido se os parênteses estiverem ausentes ou usados incorretamente.

4. Exagerar na calculadora

Embora as calculadoras da internet tenham seu valor, elas não devem substituir o crescimento de sua habilidade matemática pessoal. Os alunos correm o risco de depender demais da calculadora e negligenciar o estudo das ideias fundamentais ou executar cálculos mentais.

Se um aluno utiliza a calculadora para resolver problemas aritméticos simples sem saber como fazê-los manualmente, por exemplo, ele pode ter dificuldades com problemas mais difíceis que exigem um conhecimento mais profundo do conteúdo. Além disso, os alunos podem não conseguir solucionar problemas caso surja um problema se não souberem como a calculadora está chegando à resposta.

5. Negando as limitações do cálculo

Embora sejam ótimas ferramentas, as calculadoras online têm certas restrições. Muitas calculadoras online, por exemplo, podem achar difícil resolver problemas que exigem métodos mais sofisticados, incluindo gráficos de funções complicadas, resolução de equações não lineares ou gerenciamento de grandes quantidades. Embora os alunos possam esperar que a calculadora gerencie essas tarefas sem esforço, eles podem ficar irritados ou perplexos se ela não o fizer.

Certas calculadoras podem permitir apenas operações simples ou negligenciar o manuseio de notações matemáticas específicas. Erros ou insatisfação podem resultar do uso de uma calculadora de internet inapropriada para o tipo atual de tarefa matemática.

Use a ferramenta adequada para o problema; conheça as restrições da sua calculadora. Se estiver lidando com um problema mais complicado, pense em utilizar uma calculadora mais especializada ou o tutorial de Gauth para ajudar na resposta.

6. Não apreciar os resultados

Não compreender totalmente os resultados que a calculadora produz é outro erro que as crianças cometem. Embora a resposta pareça correta, é crucial entendê-la dentro da estrutura da situação.

Por exemplo, embora a consulta possa exigir uma fração ou porcentagem, ao calcular uma equação você pode obter uma resposta em forma decimal. Se você não vir o requisito para uma estrutura distinta, você pode ignorar a resposta correta. Alguns alunos também interpretam mal o comportamento de arredondamento da calculadora, o que os faz pensar que o resultado é exato quando, na verdade, é uma estimativa.

7. Não usar o tipo correto de calculadora

Nem toda calculadora é desenvolvida igualmente. Enquanto algumas calculadoras da web são feitas especialmente para resolver problemas algébricos, trigonométricos ou de cálculo, outras são destinadas à aritmética básica. O tipo incorreto de calculadora pode causar erros ou incertezas. Usar uma calculadora básica para resolver equações algébricas difíceis, por exemplo, pode impedir que você acesse capacidades mais elevadas necessárias.

Escolha a calculadora adequada dependendo do tipo de problema em que você está trabalhando. Para aritmética mais avançada, por exemplo, use uma calculadora científica ou gráfica; para assistência com dever de casa sobre tópicos específicos, use uma ferramenta de internet como Gauth.

Conclusão

Embora não sejam perfeitas, as calculadoras online podem ser uma ferramenta útil e rápida para problemas aritméticos. Entender o problema, verificar novamente suas entradas e conhecer os limites da sua calculadora online pode ajudar você a maximizá-la. Os alunos podem aumentar sua proficiência aritmética e aumentar seu sucesso acadêmico evitando erros típicos e utilizando calculadoras deliberadamente. E se você se encontrar preso, não hesite em empregar ferramentas como Gauth para guiá-lo pelo processo de resolução de problemas.

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