Compartilhar
publicidade
publicidade
Política de órteses e próteses de Juazeiro do Norte está em revisão, diz secretário executivo de gestão da SESAU
Atualmente, o município discute o tema em câmara técnica, junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Ceará (COSEMS), buscando a ampliação do repasse ou a retransferência da responsabilidade para o Estado.
Bruna Santos
Foto: Toni Sousa/Portal Miséria

A política de órteses e próteses de Juazeiro do Norte está em revisão, de acordo com informações fornecidas pelo secretário executivo de gestão da Secretaria de Saúde (SESAU), Yago Nunes, em entrevista ao Portal Miséria. A questão é considerada um dos gargalos do município, devido às constantes denúncias da população sobre a dificuldade em conseguir os itens. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma resolução estadual de 2009 transferiu a responsabilidade pelo custeio dessa política para os municípios de Juazeiro, Crato, Sobral, Caucaia e Fortaleza. “No entanto, o valor que é repassado para esses municípios é um valor ínfimo. O Juazeiro tem recebido apenas cerca de R$ 9.200 para a compra de todas as órteses e próteses, cadeira de rodas, cadeira de banho, perna mecânica, aparelho auditivo, óculos”, afirmou Yago. 

Atualmente, a gestão discute o tema em câmara técnica, junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), para buscar a ampliação do repasse ou a retransferência da responsabilidade para o Estado.

Assista a entrevista completa:

Compartilhar
Comentar