Compartilhar
publicidade
publicidade
UFCA anuncia criação de novo curso na área da saúde com 50 vagas anuais
O curso de Terapia Ocupacional será oferecido na modalidade bacharelado, no campus Barbalha, e ofertará 50 vagas anuais.
Rogério Brito
Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou nesta terça-feira (5) a criação do curso de graduação em terapia ocupacional. A nova formação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no último dia 29. O curso, de 3.828h e duração entre sete e 10 semestres, será oferecido na modalidade bacharelado, no campus Barbalha, e ofertará 50 vagas anuais.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Cláudio Gleidisto, a justificativa para a criação do curso considerou a carência de oferta dessa formação no Ceará. Conforme o docente, a necessidade foi identificada após um estudo realizado junto às secretárias da saúde na Região Metropolitana do Cariri (RMC).

“A resposta dos secretariados foi unânime: terapia ocupacional, em primeiro plano, seguido de gestão e vigilância em saúde e de gestão hospitalar. No Ceará, [havia] dois cursos, somente, à época. Recentemente, a Uninassau, em Juazeiro do Norte, implantou o terceiro curso de TO [do estado]”, afirmou Gleidisto.

A UFCA explicou que a formação ainda precisa de autorização de funcionamento, que compete à Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC). Isso porque, pela legislação atual, universidades e de centros universitários (que têm prerrogativas de autonomia), quando criam cursos fora de sede, precisam de autorização para iniciar as atividades das formações.

Por enquanto, apenas o curso de medicina funciona no campus Barbalha da UFCA, mas, a partir de 2026, o espaço vai passar a abrigar pelo menos novas duas graduações: psicologia e farmácia, que já receberam autorização do Ministério da Educação (MEC) para começar suas atividades.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria