Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Foto: Ascom/ALPB.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (12), por unanimidade, a “Lei Felca” — projeto que busca coibir a exposição de crianças a conteúdos que incentivem comportamentos adultos. A proposta homenageia o humorista e youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.
De autoria do deputado Sargento Neto (PL), o projeto tem como objetivo combater a veiculação de conteúdos que estimulem comportamentos inadequados em crianças menores de 12 anos, preservando a infância e promovendo um desenvolvimento saudável.
Para que a lei entre em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo governador João Azevêdo (PSB).
Recentemente, o influenciador denunciou, por meio de um vídeo nas redes sociais, casos de exposição de menores em conteúdos de teor sexual produzidos por outros influenciadores. Entre os nomes citados está o paraibano Hytalo Santos.
Em menos de uma semana, o vídeo já ultrapassou 36 milhões de visualizações no YouTube, reacendendo o debate sobre os limites da exposição infantil na internet e a responsabilidade dos influenciadores na criação de conteúdo.
Quem é Felca?

Felca tem 27 anos, é humorista, youtuber e influenciador natural de Londrina (PR). Atualmente vivendo em São Paulo, o influencer ganhou projeção nas redes sociais em 2023, após viralizar com um vídeo em que testava uma base de maquiagem da marca WePink. Desde então, passou a se destacar por denunciar irregularidades em diferentes setores, como o das apostas esportivas, popularizadas no país pelas chamadas “Bets”.
Com mais de 5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Felca publicou recentemente um vídeo de quase 50 minutos em que denuncia a adultização e a erotização de menores promovidas por influenciadores brasileiros.
Segundo ele, criadores como Hytalo Santos lucram com esse tipo de conteúdo ao explorar algoritmos das plataformas digitais para atrair redes de pedofilia. Entre as vítimas citadas estão Bel Peres (do canal Bel Para Meninas) e Kamylinha Santos.

