Compartilhar
publicidade
publicidade
Farias Brito recebe nota máxima em índice estadual de qualidade ambiental
Além de Farias Brito, outros 25 municípios caririenses também atingiram a nota máxima na edição de 2025.
Saulo Mota
Foto: Ascom/Farias Brito

O município de Farias Brito atingiu a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) de 2025. A divulgação do resultado final foi feita nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

Segundo a gestão municipal, a pontuação reforça a continuidade de projetos que buscam equilibrar crescimento econômico e preservação ambiental. “A nota máxima no IQM demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade e compromisso para garantir um futuro mais sustentável para nossa cidade”.

Além de Farias Brito, outros 25 municípios caririenses também atingiram a nota máxima na edição de 2025: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

Sobre o IQM

O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente é um indicador do Governo do Estado que avalia a qualidade ambiental dos municípios cearenses. Ele considera ações e investimentos em gestão ambiental municipal, recursos hídricos, saneamento básico, resíduos sólidos, educação e conscientização ambiental, preservação da biodiversidade e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O IQM tem como objetivo orientar políticas públicas, monitorar resultados e incentivar melhorias na gestão ambiental. O índice também é usado para definir parte do repasse do ICMS socioambiental, premiando municípios que mantêm melhores condições ambientais. A nota máxima é 1,0, que indica excelência na gestão e preservação ambiental. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria