Compartilhar
publicidade
publicidade
Conselho Tutelar de Missão Velha inicia ações do ‘Selo ALECE’ para fortalecer direitos de crianças em escolas do município
Ao final do programa, os conselhos participantes que cumprirem todas as etapas recebem o Selo Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com a pontuação obtida, como forma de reconhecimento pela atuação.
Redação Miséria
Foto: Divulgação.

O Conselho Tutelar de Missão Velha passou a integrar em julho deste ano, o programa  ‘Selo ALECE Conselho Tutelar Garantindo Direitos‘, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Com o termo de adesão, os profissionais do órgão terão acesso a atividades como aula inaugural, cursos de formação e capacitação online, além da realização de moderação pedagógica em escolas públicas por meio de jogos analógicos. 

Ao final do programa, os conselhos participantes que cumprirem todas as etapas recebem o Selo Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com a pontuação obtida, como forma de reconhecimento pela atuação. O projeto possui 8 etapas: adesão, formação, definição das escolas, realização de atividades pedagógicas, envio de relatório, avaliação, reconsideração (se necessário) e publicação dos resultados.

Duas escolas do município já receberam as primeiras ações, com o jogo pedagógico ‘Nas Trilhas do Direito’. Foram elas a EEM Monsenhor Antônio Feitosa, na sede, e a EEF Sebastião Pedro de Araújo, no Distrito do Quimami. O jogo, criado pela editora cearense Socialis, incentiva crianças e adolescentes a refletirem e aprenderem sobre seus direitos através de músicas, reflexões e trechos das legislações sociais.

Objetivos do selo

  • Fortalecer a cultura dos direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar;
  • Reconhecer e valorizar o papel do Conselho Tutelar como órgão de garantia de direitos;
  • Incentivar a articulação junto às escolas para identificar e prevenir violações de direitos;
  • Combater o estigma da função punitiva do Conselho Tutelar;
  • Fomentar metodologias lúdicas de educação em direitos, com participação ativa de crianças e adolescentes.
  • Contribuir para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial a meta 16.2.
Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria