Compartilhar
publicidade
publicidade
Pesquisa Quaest: Governo Lula tem 46% de aprovação e 51% de reprovação
O resultado mostra a menor diferença entre aprovação e desaprovação desde janeiro de 2025.
Aysha Quezado
Foto: Ricardo Stuckert / PR

De acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), o governo Lula registra desaprovação de 51% entre os eleitores brasileiros, dois pontos abaixo do levantamento anterior. Já a aprovação subiu para 46%, também dois pontos a mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O resultado mostra a menor diferença entre aprovação e desaprovação desde janeiro de 2025. Na ocasião, os índices eram de 49% de reprovação e 47% de aprovação, configurando empate técnico.

Comparativo com julho:

  • Aprova: 46% (eram 43%)
  • Desaprova: 51% (eram 53%)
  • Não sabe/não respondeu: 3% (eram 4%)

Em julho, a desaprovação alcançava 53%, dentro da margem de erro em relação ao cenário atual, enquanto a aprovação era de 43%. A tendência, portanto, se repete pela segunda vez: queda na rejeição e alta na aprovação.

O maior distanciamento entre os dois indicadores ocorreu em maio, quando a desaprovação chegou a 57% contra 40% de aprovação — uma diferença de 17 pontos percentuais.

 

Aprovação do governo Lula volta a subir em agosto, aponta nova pesquisa Quaest; veja os números – CartaCapital

Foto: Reprodução/Quaest

 

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a melhora recente na avaliação do governo está ligada à queda na inflação dos alimentos e à reação à da política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que gerou debates sobre os efeitos internacionais na economia brasileira.

Nesta quinta-feira (21), também serão divulgados os dados da disputa presidencial de 2026, que trazem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como um dos adversários de Lula. Também aparecem como potenciais candidatos Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria