Foto: Reprodução / MPCE.
O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, nesta terça-feira (19), a operação ‘Ponto de Contato’ para apurar crimes de associação criminosa e fraude no concurso público da Guarda Municipal de Icó. Até o momento, a ação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão na Bahia e Pernambuco. As provas do certame foram aplicadas no dia 20 de julho.
De acordo com informações fornecidas pelo MPCE, os alvos são candidatos suspeitos de se associarem criminosamente para fraudar concursos públicos realizados no Ceará e Alagoas. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos que serão avaliados pelo órgão competente.
Segundo as investigações, um cearense era o articulador principal do esquema, funcionando como ponto de contato para coordenar a comunicação entre os integrantes e viabilizar as fraudes.
A ação acontece em parceria com o Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) do MP do Ceará, a 4ª Promotoria de Justiça de Icó, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP de Pernambuco (Gaeco Sertão/PE) e o Gaeco Norte/BA do MP da Bahia, com apoio das Polícias Civil e Militar de Pernambuco e da Polícia Militar da Bahia, por intermédio do Comando do Policiamento Regional Norte/CPRN.

