Foto: Divulgação.
Na última quarta-feira (20), o município de Missão Velha realizou a 3ª Marcha em Defesa das Mulheres Missãovelhenses. A ação integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Nacionalmente, a mobilização tem o mote ‘Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180’, referenciando a Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
Durante o momento, ativistas de movimentos sociais, estudantes, autoridades locais e a comunidade marcharam pelas principais ruas da cidade até a Câmara de Vereadores, onde foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Missão Velha e o Governo do Estado do Ceará para adesão do município ao Programa Ceará por Elas.
De acordo com a vice-prefeita Macielle Macêdo, a marcha representa um momento importante para reforçar as políticas de prevenção e suporte às vítimas. “A Marcha em Defesa das Mulheres é mais que um ato simbólico: é um chamado à sociedade para reconhecer, prevenir e combater toda forma de violência contra a mulher. É fundamental que cada cidadão se envolva e contribua para uma Missão Velha mais justa e segura para todas”, destacou.

Alunos da rede municipal participaram da Marcha. Foto: Divulgação.
Agosto Lilás
A campanha tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, buscando ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.

