Compartilhar
publicidade
publicidade
Projeto no Senado quer oficializar Juazeiro do Norte como capital nacional das romarias
Segundo o senador Eduardo Girão (Novo), o reconhecimento “potencializa o turismo religioso e preserva o patrimônio cultural material e imaterial” da cidade.
Rogério Brito
Foto: Reprodução/ Youtube André do Cariri

O Senado recebeu nesta segunda-feira (25) um projeto de lei que concede a Juazeiro do Norte o título de Capital Nacional das Romarias. A matéria é de autoria do senador Eduardo Girão (Novo). Segundo ele, o reconhecimento “potencializa o turismo religioso e preserva o patrimônio cultural material e imaterial” da cidade.

O município é um dos maiores polos de peregrinação religiosa da América Latina, atraindo milhões de romeiros anualmente em devoção ao Padre Cícero. Entre as principais romarias estão as de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), a da Páscoa do Padre Cícero (julho), a de Nossa Senhora das Dores (setembro) e a de Finados (novembro), considerada a maior.

No texto, Girão destaca ainda que as romarias impulsionam a economia local, movimentando comércio, hospedagem, alimentação e serviços. O senador cita ainda monumentos como a estátua do Padre Cícero, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e a Capela do Socorro, que recebem grande fluxo de visitantes.

Juazeiro do Norte já integra a categoria A do Mapa do Turismo Nacional, entre os 70 destinos mais visitados do Brasil.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria