Compartilhar
publicidade
publicidade
Filme inspirado na vida da “Mártir Francisca”, de Aurora, estreia no Cariri em setembro
Gravado no Sítio Tipi, na zona rural de Aurora, o longa envolveu a participação da comunidade local, que esteve presente no elenco e na equipe técnica.
Bruna Santos
Longa contou com a participação dos moradores de Aurora. Foto: Divulgação.

Em uma das regiões do Ceará com maior índice de violência contra a mulher, a arte tem sido instrumento para revisitar histórias do passado que ainda dialogam com o presente. Nos dias 8 e 9 de setembro, o Cariri recebe o lançamento do longa-metragem ‘Uma Voz Chamada Francisca’, dirigido por Lamarck Dias.

O filme aborda de forma sensível e crítica o feminicídio de Francisca Augusto da Silva, jovem de 16 anos morta pelo ex-noivo em Aurora há 65 anos. A obra, roteirizada por Vaniele Oliveira, será exibida no dia 8 de setembro, às 19h, na Praça Padre Cícero, em Aurora. No dia seguinte (9), a sessão será realizada às 17h30, no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, para convidados.

Gravado no Sítio Tipi, na zona rural de Aurora, o longa envolveu a participação da comunidade local, que esteve presente no elenco e na equipe técnica. Para muitos moradores, foi a primeira experiência no universo do cinema. “Cada morador que participou deixou sua marca no filme, tornando a produção um exercício de participação coletiva e fortalecimento da identidade cultural”, mencionou o produtor executivo Bruno Monteiro.

Desde a sua morte, surgiram inúmeros relatos de graças alcançadas por pessoas que, segundo a fé católica, teriam recorrido à jovem. Foto: Ana Liz / Reprodução / @francisca_ofilme.

Conhecida popularmente como “Mártir Francisca”, a adolescente tornou-se símbolo de devoção no Cariri, assim como a Menina Benigna, em Santana do Cariri. Para o diretor Lamarck Dias, transformar a história em filme é uma forma de ampliar o debate sobre violência de gênero e memória popular.

Eu cresci ouvindo a história de Francisca, me tornei devoto, e pensamos em transformar essa história em um filme para trazer mais discussões a respeito dessas temáticas, e também como uma forma de incentivar que mais pessoas conheçam a nossa ‘santa popular de Aurora’”, destaca o diretor.

No elenco, estão Lhis Medeiros no papel de Francisca, Felipe Teles como Chico Belo, o ex-noivo, e Ana Magalhães como Dasdores, a rezadeira. A produção também contou com nomes reconhecidos do cinema nacional, como Kassandra Brandão (Maria, mãe da protagonista), Nivaldo Nascimento (Seu Manoel, pai de Francisca) e Márcio Tadeu de Lima.

 

Serviço:

  • Lançamento em Aurora: 08 de setembro de 2025, às 19h, na praça pública Padre Cícero.
  • Lançamento em Juazeiro do Norte: 09 de setembro de 2025, às 17h30, no Orient Cinemas – Cariri Shopping (evento para convidados)
Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria