Foto: Ascom / PMJN.
A partir desta semana, familiares de pessoas sepultadas nos cemitérios públicos de Juazeiro do Norte devem seguir novas regras para o plantio de árvores e plantas em jazigos ou terrenos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira (2).
As normas proíbem o cultivo de espécies com raízes profundas ou agressivas, que possam comprometer a estrutura dos jazigos, terrenos e calçadas; plantas que ultrapassem 50 centímetros de altura; e aquelas que produzam flores, frutos ou folhas de queda fácil.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, o objetivo é padronizar os espaços, evitar danos às estruturas e reduzir dificuldades em escavações, manutenção e circulação nas áreas comuns.
Entre as espécies proibidas estão: figueira, nim, ipê, flamboyant e similares; arbustos de crescimento acelerado ou difícil controle; plantas trepadeiras, como a unha-de-gato; palmeiras e coqueiros; além do buxinho, devido à expansão subterrânea de suas raízes.
Já na lista das espécies liberadas estão: kalanchoe (flor-da-fortuna), violeta-africana, begônia, lírio-da-paz, mini-espada-de-são-jorge, suculentas (como echeveria, haworthia e sedum), maranta-pavão, ixora chinesa e vinca-de-madagascar (catharanthus roseus).
Destaca-se que mesmo ao utilizar as plantas ornamentais mencionadas, ainda será necessário pedir autorização à administração dos cemitérios. “Em caso de abandono, ausência de manutenção ou descumprimento das disposições desta Portaria, a administração do cemitério estará autorizada a realizar a retirada integral das plantas ou objetos instalados, sem necessidade de notificação prévia.”, diz trecho do documento.

