Foto: Ascom / Câmara do Crato.
A Câmara do Crato recebeu, na última terça-feira (2), representantes da Banda de Música da cidade para ouvir as reivindicações da categoria, que está em greve desde o dia 26 de agosto. Eles solicitam uma série de medidas, como o pagamento das progressões salariais atrasadas, o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), aprovado em 2022, e a renovação do fardamento e dos instrumentos.
De acordo com os integrantes da banda, há servidores concursados desde 2001 que acumulam até oito progressões previstas em lei. “As progressões, que desde 2001 nós somos concursados, no plano de cargos e carreira geral da categoria, de 2001 também, asseguram as progressões. Nós estamos completando oito progressões, sabe quantas recebemos? Nenhuma!”, disse Antero, integrante do grupo que falou em nome dos profissionais.
A vereadora Lourdes Teles (PT) pontuou que a Banda de Música é um patrimônio da cidade e cumpre um importante papel cultural há mais de 100 anos. “Me coloco à disposição para colocar parte da minha emenda direcionada a essa Banda de Música, a nossa emenda desse ano vou colocar uma parte para a Secretaria de Cultura destinar a vocês”, disse. A parlamentar também cobrou celeridade nas negociações entre o Poder Executivo e a categoria.
Outros parlamentares também se solidarizaram com a situação e afirmaram que irão utilizar seus mandatos para buscar um acordo. “Agradeço a presença e sempre nos colocando de portas abertas para recebê-los. Conte conosco nessa luta”, afirmou o presidente da Casa Legislativa, Matheus Leite (PDT).
Com a greve, os últimos dias da festa de Nossa Senhora da Penha aconteceram sem a presença da Banda de Música. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, a Prefeitura informou que dará uma resposta à categoria nesta quarta-feira (3).

