Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, adquiriu um aparelho de hemodinâmica — um equipamento de alta tecnologia que auxilia no diagnóstico e tratamento de dezenas de doenças cardíacas, vasculares e neurológicas. A previsão é que o início dos atendimentos aconteça até a primeira semana de outubro.
Considerado um equipamento híbrido, espera-se que junto aos outros serviços já ofertados, mais pacientes tenham acesso a um diagnóstico precoce com maior chance de sucesso no tratamento. “É uma tecnologia multidisciplinar, onde vai atuar em várias especialidades como cardiologia intervencionista, neurointervencionista, radiologia intervencionista, como também cirurgia vascular”, explica Shairon Alexandre, que integra a diretoria do hospital.
A conquista faz parte da celebração dos 140 anos de fundação da congregação religiosa católica Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, criada na Alemanha em 1885. No contexto do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, as Irmãs Beneditinas assumiram a administração em 1970. “Daí que esse aparelho ele vem como que completar esse desejo, esse que a gente tem de humanização, então humanização e tecnologia andam juntos, para que a gente possa melhor servir aos nossos irmãos”, comentou a Irmã Glória, diretora do São Vicente.
Com a chegada da hemodinâmica, há possibilidade de expandir os atendimentos na região do Cariri, além dos estados circunvizinhos. “Nós recebemos muita gente dessas regiões como Piauí, Paraíba, Pernambuco e dando mais uma oportunidade a um tratamento com qualidade e com excelência”, finalizou Alexandre.
Assista a reportagem:
Ver essa foto no Instagram

