Sandra Monteiro, Samuel Cidade e Carlos Kleber, da esquerda para a direita, respectivamente. Foto: Reprodução.
O Geopark Araripe está presente na 11ª Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO, em Temuco, no Chile. O encontro reúne mais de 229 geoparques e delegações de 50 países. Com início na última segunda-feira (8), o evento segue até 12 de setembro.
O evento, realizado a cada dois anos, tem o objetivo de fortalecer a cooperação internacional e valorizar o papel dos geoparques na preservação do patrimônio natural e cultural, além de compartilhar experiências, pesquisas e discutir temas como geociências, turismo sustentável, educação, inovação e gestão participativa.
A comitiva do Brasil é formada pelo prefeito de Santana do Cariri Samuel Cidade (PT), pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra Monteiro, pelo Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, além de gestores públicos, pesquisadores e representantes do Geopark Araripe.
De acordo com Samuel Cidade, o momento é uma oportunidade de projetar o município como uma referência mundial em patrimônio natural. “Um momento especial de aprendizado, troca de experiências e reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização do nosso patrimônio natural e cultural”, disse o gestor nas redes sociais.
Os encontros ocorrem com atividades ligadas ao Geoparque UNESCO Kütralkura e à Universidad Católica de Temuco (Campus San Juan Pablo Segundo).

