Grupo é formado por 14 ciclitas, porém em 2025 somente cinco conseguiram vir até Juazeiro do Norte. Foto: Guto VItal / Portal Miséria.
Cinco ciclistas romeiros e devotos da Mãe das Dores, percorreram 466 quilômetros, saindo de Caruaru, no agreste pernambucano, até Juazeiro do Norte. O grupo completo possui 14 pessoas mas, nessa romaria — que segue até o dia 15 de setembro —, somente cinco se disponibilizaram a realizar a travessia.
Eles saíram no domingo (7) às 2h da madrugada e chegaram nesta quarta-feira (10), na terra conhecida como ‘capital da fé’. Zé Pedro, Valdecir, Valdemir, José Naldo e Ivanildo devem permanecer na cidade até depois da procissão de Nossa Senhora das Dores.
De acordo com Seu Valdecir, um dos ciclistas, o que dá força para seguir o caminho é a fé. “Sem a fé não chega, não. Chega, não, porque é sofrido no caminho”, comentou.
José Pedro, de 66 anos, vem até Juazeiro do Norte há mais de duas décadas. “É, é um negócio, é uma tradição da gente, é um negócio que é muito bom, viu? Tem fé e nós vem”, disse. Segundo o romeiro, em 2026 ele deve retornar à cidade para acompanhar os festejos católicos.
Acompanhe a entrevista completa:

