Compartilhar
publicidade
publicidade
Câmara de Juazeiro aprova projetos que reconhecem romarias como patrimônio imaterial e Expoanime Cariri como de interesse cultural
Ambos projetos aprovados na Câmara de Vereadores agora seguem para sanção do Poder Executivo.
Bruna Santos
Foto: Divulgação.

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, na última quinta-feira (11), durante sessão ordinária, o  Projeto de Lei da vereadora Rita Monteiro (PSB) que declara as romarias como patrimônio cultural e imaterial do município. O texto foi aprovado com 13 votos e segue para sanção do Poder Executivo.

Segundo a vereadora, o projeto considera diversos aspectos que envolvem os ciclos religiosos na cidade. “E além da importância espiritual e simbólica, essas romarias têm forte impacto social, cultural, econômico e turístico”, disse a parlamentar durante a apresentação do texto.

A votação aconteceu em meio a romaria da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que segue até 15 de setembro. No mesmo dia, a Casa Legislativa recebeu a prefeita do município de Pilar (AL), Fátima Rezende (MDB), que está na cidade para participar dos festejos da padroeira, acompanhada por uma caravana de mais de 1.500 pilarenses. 

Todos os anos, a cidade recebe milhares de romeiros vindos de diversas cidades e regiões. As grandes romarias ocorrem em fevereiro, setembro e novembro, meses em que são realizadas, respectivamente, as romarias das Candeias, de Nossa Senhora das Dores e de Finados.

Expoanime Cariri

Na pauta da sessão, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei que dispõe sobre o reconhecimento do Festival Expoanime Cariri como de relevante interesse cultural. O texto é de autoria do vereador Vandinho Pereira (PP) e visa reconhecer um dos maiores eventos da cultura pop e alternativa na região. 

Evento é um dos maiores da cultura pop na região do Cariri. Foto: Reprodução \ @expoanimecariri.

O festival é realizado há 15 anos e ocorre duas vezes por ano, reunindo cerca de 15 mil pessoas. “O trabalho que é realizado não somente de um evento, mas de envolver a sociedade através de jogos eletrônicos, através de muitas políticas públicas que são importantes, então quero parabenizar o Festival Expoanime, todos os seus organizadores e participantes”, disse Vandinho.

A matéria foi aprovada com 16 votos favoráveis. “É um evento que a juventude gosta bastante […] parabéns vereador pelo reconhecimento dos relevantes do trabalho do pessoal da cultura geek, que é uma linguagem muito diferente do que a gente tinha”, comentou a vereadora Pergentina Jardim (Podemos).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria