Foto: Reprodução/ Google Locais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi condenada a indenizar o Icasa após uma disputa que se arrastou por 11 anos na Justiça. O processo chegou ao trânsito em julgado na semana passada, consolidando a vitória judicial do clube juazeirense.
A decisão se tornou definitiva depois que a CBF desistiu do último recurso apresentado, que contestava sentenças anteriores favoráveis ao Icasa. O caso agora segue para a fase de execução, quando serão feitos os cálculos finais para definir o valor exato a ser recebido pelo Verdão do Cariri.
O processo remonta à Série B de 2013, quando o Icasa fez uma campanha histórica. O clube somou 59 pontos e terminou em 5º lugar, a apenas um ponto do acesso à Série A. O quarto colocado foi o Figueirense, com 60 pontos.
O Icasa alegou que o volante Luan, do Figueirense, atuou de forma irregular por ainda estar registrado em seu clube anterior. Caso o time catarinense perdesse três pontos, como prevê o regulamento, o Icasa subiria à elite do futebol brasileiro.
O erro, reconhecido como sistêmico da CBF, não foi punido porque a denúncia foi apresentada fora do prazo legal. Diante da perda de uma inédita participação na Série A, o Icasa recorreu à Justiça Comum para ser indenizado.

