Compartilhar
publicidade
publicidade
O Agente Secreto, de Kléber Mendonça, será o representante do Brasil no Oscar 2026
A escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Antes, ele ainda vai disputar uma vaga na lista final de cinco indicados internacionais junto a outras obras produzidas no mundo. 
Bruna Santos
Foto: Victor Jucá/Divulgação.

O filme ‘O Agente Secreto’, de Kléber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio aconteceu na última segunda-feira (15). O filme deve estrear nas salas de cinema do Brasil em novembro.

Destaca-se que a escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Antes, ele ainda vai disputar uma vaga na lista final de cinco indicados internacionais junto a outras obras produzidas no mundo. 

Porém, as expectativas são altas, tendo em vista a boa crítica externa que o longa-metragem conquistou. No Festival de Cannes 2025, Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho, o de melhor direção. 

Wagner Mourta e Kleber Mendonça. Foto: Reprodução.

Antes de O Agente Secreto, Kleber Mendonça dirigiu importantes peças audiovisuais no cinema nacional, como o documentário Retratos Fantasmas (2023); o aclamado Bacurau (2019); Aquarius (2016); Recife Frio (2009); O Som ao Redor (2012) e Crítico (2008).

Além da obra escolhida, entre as outras produções brasileiras que concorriam à vaga de representante brasileiro estavam os longas ‘Baby’, de Marcelo Caetano; ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro; ‘Kasa Branca’, de Luciano Vidigal; ‘Oeste Outra Vez’, de Erico Rassi; e ‘Manas’, de Marianna Brennand.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria