Foto: Reprodução
A Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte começou a visitar redes de supermercados e sacolões da cidade para coletar amostras de alimentos de origem vegetal e monitorar os níveis de resíduos de agrotóxicos. O setor informou que as coletas estão sendo realizadas em toda a rede varejista.
Após a coleta, as amostras são enviadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela logística de entrega aos laboratórios especializados, bem como pela elaboração e divulgação do relatório com os resultados obtidos.
“Os dados gerados pelas análises são utilizados para subsidiar a implementação de ações regulatórias, fiscalizatórias e educativas, com o intuito de aprimorar a avaliação e a tomada de decisões no processo de reavaliação de determinados agrotóxicos utilizados na produção de alimentos”, informou a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte.
A Vigilância explica que, a cada ano, um grupo de alimentos é selecionado para avaliação da presença de agrotóxicos em sua composição. Os alimentos analisados em 2025 são: abacaxi, batata, amendoim, café em pó, feijão, laranja, maracujá, repolho, farinha de trigo e farinha de mandioca.

