Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta quarta-feira (17), a Fundação Otília Correia Saraiva promoveu uma capacitação para profissionais de saúde sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente. A entidade gerencia os hospitais Santo Antônio e do Coração do Cariri (HCC), ambos em Barbalha.
De acordo com a enfermeira Sildenânia Gonçalves, que coordenou a ação, o objetivo é garantir que o tratamento destinado ao paciente no hospital seja realizado de forma segura. Segundo ela, esse protocolo começa desde a recepção das unidades, com a identificação do paciente e familiares.
“A partir de um momento que o paciente dá entrada no hospital, ele é identificado com uma pulseirinha de identificação com todas as suas informações pessoais e, a partir daí, a gente já garante que esse paciente está identificado corretamente”, explicou a profissional em entrevista à TV Miséria.
“Através desses protocolos, nós garantimos que o paciente, durante o período de internamento dele aqui, ele vai ser assistido de forma individualizada, garantindo que todos os procedimentos, ações que precisam ser realizadas com esses pacientes sejam destinadas ao paciente correto”, acrescenta.

