Proposta do plano foi apresentada na última quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Foto: Ascom / Crato.
O município do Crato dará início, na próxima segunda-feira (22), uma das etapas do plano de arborização, com os levantamentos técnicos para elaboração do inventário das árvores da área central da cidade. A proposta do plano foi apresentada oficialmente na última quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).
O estudo técnico levará em conta fatores como altura e diâmetro das árvores, contato com fiações elétricas e possíveis danos às calçadas. “Será feita uma amostragem de perímetro, com georreferenciamento, em três ruas. A partir daí, serão calculadas 39 áreas para avaliar a quantidade e as espécies de árvores a serem plantadas“, explicou o professor João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA).
O objetivo é garantir o uso de vegetações adequadas ao clima e ao solo locais, evitando espécies invasoras. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, todo o trabalho será realizado por professores e estudantes bolsistas dos Departamentos de Geociências e Ciências Biológicas da URCA, além da participação do curso de Arquitetura.
A consolidação do plano passará por cinco etapas:
- Oficina de capacitação técnica, incluindo técnicos da Prefeitura e alunos da URCA, além da participação dos distritos;
- Realização de um programa de educação ambiental;
- Inventário das árvores existentes;
- Desenvolvimento do plano de arborização urbana, com resultados iniciais;
- Consulta pública e a elaboração da minuta e envio da lei à Câmara Municipal.
Plano de arborização para reduzir as áreas de calor começa a ser discutido no Crato

