Compartilhar
publicidade
publicidade
Crato dará início a estudo técnico com inventário de árvores para desenvolvimento do plano de arborização
Grande parte das mudas será produzida no Viveiro Municipal, referência no interior do Ceará.
Bruna Santos
Proposta do plano foi apresentada na última quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Foto: Ascom / Crato.

O município do Crato dará início, na próxima segunda-feira (22), uma das etapas do plano de arborização, com os levantamentos técnicos para elaboração do inventário das árvores da área central da cidade. A proposta do plano foi apresentada oficialmente na última quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). 

O estudo técnico levará em conta fatores como altura e diâmetro das árvores, contato com fiações elétricas e possíveis danos às calçadas. “Será feita uma amostragem de perímetro, com georreferenciamento, em três ruas. A partir daí, serão calculadas 39 áreas para avaliar a quantidade e as espécies de árvores a serem plantadas“, explicou o professor João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O objetivo é garantir o uso de vegetações adequadas ao clima e ao solo locais, evitando espécies invasoras. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, todo o trabalho será realizado por professores e estudantes bolsistas dos Departamentos de Geociências e Ciências Biológicas da URCA, além da participação do curso de Arquitetura.

A consolidação do plano passará por cinco etapas: 

  • Oficina de capacitação técnica, incluindo técnicos da Prefeitura e alunos da URCA, além da participação dos distritos; 
  • Realização de um programa de educação ambiental; 
  • Inventário das árvores existentes; 
  • Desenvolvimento do plano de arborização urbana, com resultados iniciais;
  •  Consulta pública e a elaboração da minuta e envio da lei à Câmara Municipal.

 

Plano de arborização para reduzir as áreas de calor começa a ser discutido no Crato

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria