Obras no Crato. Foto: Reprodução.
O município do Crato receberá mais de R$ 10 milhões para investimento em obras para drenagem urbana e contenção de encostas. Os recursos são provenientes do Novo PAC. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O investimento vai ser destinado à drenagem urbana do Riacho da Matinha, que passa pelo cemitério no centro da cidade à Rua Tristão Gonçalves, desaguando no Canal do Rio Grangeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra vai solucionar o problema de alagamentos na área em períodos chuvosos.
Nas próximas semanas, uma empresa deve ser contratada para elaborar o projeto. “A ideia é jogar o escoamento por via pública, sem passar mais por dentro do residencial nas proximidades da SOP, e refazer a drenagem da Tristão Gonçalves“, explicou o titular da pasta, Lucas Maximino.
Destaca-se que, no subeixo do Novo PAC, foram avaliadas propostas de municípios com risco hidrogeológico e mais de 500 pessoas em áreas de risco ou com número de desalojados e desabrigados superior a 5 mil pessoas em eventos de inundações/enxurradas. Já no subeixo de encostas, foram priorizados municípios com recorrência de deslizamentos e mais de 500 pessoas em áreas de risco.

