Foto: Divulgação
Um evento realizado no último dia 16 de setembro, no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, debateu os riscos jurídicos presentes no dia a dia da prática médica, muitas vezes de forma imperceptível, que podem resultar em processos judiciais. A iniciativa foi promovida pela sociedade de advogados Imaculada Gordiano, que possui escritório em Juazeiro e em outras quatro cidades.
O encontro, intitulado “Do ato clínico ao processo judicial: erros invisíveis na rotina médica e como evitá-los”, reuniu médicos de diversas especialidades e gestores de saúde. De acordo com Camilla Góes, advogada especialista em Direito Médico e Hospitalar, com mais de 12 anos de experiência na área, pequenos descuidos administrativos podem gerar graves consequências jurídicas.
“Nosso foco foi mostrar, de forma prática, como pequenos descuidos administrativos, falhas de registro e lacunas de comunicação podem gerar graves consequências jurídicas, além de apresentar soluções preventivas para fortalecer a atuação dos profissionais e reduzir riscos”, afirmou.
Diante da receptividade, o escritório já estuda a realização de novos encontros na região. O propósito, diz Camilla, é aproximar a advocacia especializada da realidade médica local. “Nosso escritório é referência na assessoria jurídica para hospitais, clínicas, médicos e empresas de saúde, tanto no contencioso quanto no preventivo consultivo, com foco em gestão de riscos, compliance, contratos e defesa em processos éticos e judiciais”.
Além de Juazeiro do Norte, o escritório está presente em Fortaleza (CE), São Bernardo do Campo (SP) e São Paulo (SP).

