Operação Mata Atlântica em Pé. Foto: Reprodução / MPCE.
O município de Missão Velha esteve entre as 23 cidades cearenses fiscalizadas durante a Operação Mata Atlântica em Pé, ação de combate ao desmatamento ilegal. De abrangência nacional, a fiscalização ocorreu entre os dias 15 e 19 de setembro. Somente no Ceará, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aplicaram R$ 13.075.500,00 em multas.
Além de Missão Velha, outras cidades que receberam visitas das equipes da operação foram: Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Amontada, Itapipoca, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Croatá, Aquiraz, Caucaia, Guaraciaba do Norte, Ipu, Tianguá, Viçosa do Ceará e Ipueiras.
A ação foi coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, e executada por unidades do MP brasileiro em 17 estados.
De acordo com o promotor de Justiça Fábio Ottoni, coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do MPCE, a operação rendeu 73 alvos fiscalizados no estado. “Foi uma operação voltada principalmente para supressões vegetais no bioma Mata Atlântica sem autorização legal, situação que implica em violações administrativas, o que gera aplicação de multas e embargos pelos órgãos ambientais, como também a responsabilização criminal, prevista na lei de crimes ambientais. Nesses casos, o Ministério Público irá iniciar a ação penal no momento oportuno”, disse.
O trabalho foi realizado presencialmente em áreas com indícios de degradação e também de forma remota, por meio da tecnologia do projeto MapBiomas, ferramenta que utiliza imagens de satélite para constatar alguns tipos de crimes ambientais.

