Foto: Divulgação
O Instituto Dra. Yanny Brena realizou no último fim de semana a primeira etapa do mutirão de cirurgias de catarata do Projeto “Ver o Mundo”. Com o apoio do deputado federal Yury do Paredão (MDB), o projeto oferece cirurgias gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A triagem inicial ocorreu em agosto, quando atendimentos oftalmológicos foram realizados em sete municípios da região. Mais de 1.200 pacientes foram atendidos, e centenas foram encaminhados para cirurgia. Os primeiros procedimentos já aconteceram no último fim de semana, e as próximas cirurgias estão programadas para sábado (4) e domingo (5).
Do atendimento inicial ao procedimento cirúrgico, o projeto busca devolver a dignidade a quem sofre com a perda gradual da visão causada pela catarata. “Enxergar é vida, e nosso compromisso é realizar mil cirurgias em parceria com o nosso mandato”, afirmou Yury do Paredão.
O sucesso da primeira etapa reforça o objetivo de tornar o projeto contínuo, garantindo acesso à saúde para a população mais vulnerável. Novas datas para triagem serão divulgadas em breve.

