Compartilhar
publicidade
publicidade
Quatro pesquisadores da URCA figuram na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo
Todos os docentes integram o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química Biológica (PPQB) da instituição.
Bruna Santos
Irwin Rose, Flaviana Bezerra, Galberto Martins e Henrique Douglas, respectivamente. Foto: Reprodução / URCA.

Quatro professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) estão entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo. O ranking internacional é elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a Elsevier, maior editora científica do mundo.  Todos os docentes integram o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química Biológica (PPQB) da instituição.

Os pesquisadores são a professora doutora Maria Flaviana Bezerra Morais Braga, do Departamento de Ciências Biológicas, e os Professores doutores Henrique Douglas Melo da Costa, José Galberto Martins e Irwin Rose Alencar, do Departamento de Química Biológica. 

A seleção faz referência aos pesquisadores mais citados, a partir de informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares, classificando-os a partir de dados como autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria.

Segundo a URCA, os professores cumprem um importante papel dentro da instituição no desenvolvimento de novos pesquisadores. “Além disso, lideram grupos de pesquisa e laboratórios na universidade, promovendo o avanço do conhecimento científico e tecnológico”, diz a universidade em site oficial.

O ranking, porém, não é novidade para alguns dos docentes que já integraram a lista em outros anos. “Trabalhar com pesquisas, formando recursos humanos em meio a ensaios científicos e possibilitando a divulgação de achados, não é tarefa simples e nem de longe é feita individualmente”, ressalta Flaviana, ao falar sobre  a rede de apoio de alunos e professores.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria