Foto: Marcos Santos/USP Imagens.
Neste domingo (5), acontecerá a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), em cerca de 1.294 locais de prova distribuídos em 228 cidades do país. Estão sendo ofertadas 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal, e são esperados 760 mil candidatos na fase objetiva do exame. Os portões ficarão abertos das 11h30 às 12h30, a avaliação será iniciada às 13h.
O processo é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Para realização da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Também serão aceitos documentos em formato digital, desde que presentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
São considerados documentos oficiais:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
- Passaporte Brasileiro;
- Certificado de Reservista;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- Carteira de Trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação.
Cartão de Confirmação
Apesar de não ser obrigatório, a organização recomenda levar o cartão de confirmação impresso para facilitar a localização do local de prova. O documento apresenta o endereço completo, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
O candidato também deve levar caneta de tinta azul ou preta em material transparente que será usada para preencher o cartão de prova.
Provas
Nesta segunda edição, o concurso unificado terá dois dias de aplicação de provas. A primeira fase, neste domingo (5), será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário. Os candidatos habilitados nessa primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Cronograma:
- Data da prova objetiva: domingo, 5 de outubro
- Nível superior – das 13h às 18h
- Nível intermediário – das 13h às 16h30
- Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para a discursiva: 12 de novembro.
- Prova discursiva: 7 de dezembro.
- Verificação de cotas: de 30 de novembro a 8 de dezembro
- Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026.

