Compartilhar
publicidade
publicidade
Inês Alencar, filha de Patativa do Assaré, é registrada declamando ‘O Poeta da Roça’
A obra celebra a identidade nordestina e retrata com sensibilidade a vida e a cultura sertaneja.
Bruna Santos
Foto: Reprodução / Redes Sociais / @vavagois e @culturaportodocanto.

Dona Inês Alencar, filha de Patativa do Assaré e reconhecida como Mestra Guardiã da Memória, Obra e Vida de Patativa pela Secretaria de Cultura do município, foi registrada declamando a poesia “O Poeta da Roça”. A obra celebra a identidade nordestina e retrata com sensibilidade a vida e a cultura sertaneja.

No vídeo, Dona Inês aparece vestindo um vestido azul. Após servir café aos visitantes, é convidada a recitar um poema. Com simplicidade, responde: “Eu vou ver se acerto, eu tô muito esquecida.” Em seguida, declama os versos do pai e é aplaudida pelos presentes.

Quem foi Patativa do Assaré

Patativa do Assaré (1909–2002) foi um dos maiores poetas e repentistas brasileiros, considerado um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com linguagem simples e poética, retratou a vida árida e as lutas do povo sertanejo.

Ganhou projeção nacional em 1964, quando Luiz Gonzaga musicou e gravou o poema “Triste Partida”. Sua obra, traduzida para diversos idiomas, foi estudada em instituições como a Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Assista ao vídeo:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria