Arquiteto e urbanista Yago Sobreira, responsável pelo ambiente 'Benditos', nas Mostra Home Cariri. Foto: Saulo Mota
A experiência de sentir o Horto do Padre Cícero e as manifestações religiosas com todas as suas características, o cheiro, o colorido das fitas, o artesanato, a inspiração, as peças em madeira e até um espaço dedicado ao oratório, está presente no ambiente “Benditos”, na Mostra Home Cariri. O espaço foi idealizado e desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Yago Sobreira.
Toda a construção remete a elementos importantes da região. Os chapéus de palha fazem referência aos usados nas romarias, realizadas tradicionalmente todos os anos. As 5 mil fitinhas simbolizam a devoção popular ao Padre Cícero. Já o oratório homenageia o Sagrado Coração de Jesus, aquele presente nas casas dos avós, mas aqui reinterpretado em uma versão mais moderna, com peças autorais de artistas locais e um toque de maximalismo, como nas casas antigas.
“Também remetendo à nossa tradição, à nossa cultura, também tem muita palha, tem muito artesanato local, tem peças de artistas locais, tudo remetendo a isso. E quando você entra no ambiente, você tanto tem o visual como tem o olfato também. Os incensos do ambiente é justamente para você sentir aquele cheiro do horto”, explica Sobreira.

Oratório, com proposta de trazer o maximalismo nos altares construídos nas casas da região. Foto: Saulo Mota
Com o tema “Raízes”, a Mostra Home Cariri chega à sua terceira edição em Juazeiro do Norte. As duas primeiras ocorreram em 2021, no lançamento do selo, ainda com o nome Home Experience. Nos anos seguintes, o evento foi realizado em Fortaleza e Sobral.
“E nós retornamos ao Cariri, dessa vez nesse formato, em uma casa, tendo em vista que nas outras edições as mostras aconteceram em lojas, em showrooms, e aí esse novo formato que nós estamos inaugurando, de uma mostra maior, mais ousada, onde a gente consegue ter também uma adesão maior do público, já que a gente tem um horário muito mais acessível e mais maleável”, explica o curador Carlos Zaranza.
Neste ano, mais de 20 profissionais desenvolveram 15 ambientes, explorando referências regionais em propostas contemporâneas. “Mas o regionalismo dentro de algo moderno, contemporâneo e acima de tudo sustentável, que a sustentabilidade ela envolve também ter a produção desses artesãos dentro dos ambientes para que eles possam continuar com a subsistência deles de maneira digna e que eles possam viver da arte deles”, complementa Zaranza.
Com o auxílio dos arquitetos Neto Lima e Mariana Rodrigue, o realizador de Benditos cuidou de cada detalhe em sua estreia na Mostra. Segundo ele, o espaço não conta com iluminação geral, mas sim pontos de luz específicos, para reforçar a sensação de acolhimento e conforto.

Tema da Mostra Home Cariri é ‘Raízes’, propondo unir o regionalismo a elementos contemporâneos. Foto: Saulo Mota
“E, para mim, eu abracei com força. Tipo assim, eu estava muito receoso, mas teve pessoas que entraram para me ajudar, que me fez me sentir mais confortável, mais seguro, sabe?”, comentou Sobreira sobre o convite.
Com cinco anos de atuação no mercado, Yago Sobreira é fundador do Stúdio TerraKota, especializado em reformas residenciais, especialmente em imóveis alugados. “Tenho o meu escritório de arquitetura há cinco anos também. E eu faço mais reformas. Meu nicho é esse, fazer reformas para casas alugadas. Eu gosto muito de fazer isso, porque muitas pessoas não percebem, mas uma tinta na parede e um luminário, você já troca o ambiente todo”, pontua.
A Mostra funciona até dia 26 de outubro, de quinta a domingo, das 17h às 22h, na Rua Sargento José Marcolino Brasileiro, 376, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou no local.

