Reunião aconteceu com integrantes da banda de músic, representantes do sindicato e da gestão municipal. Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Após semanas de negociação, os integrantes da Banda de Música do Crato encerraram a greve deliberada em 26 de agosto. A paralisação cobrava melhorias nas condições de trabalho, como o pagamento das progressões salariais atrasadas, o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além da renovação do fardamento e dos instrumentos.
Na noite do último domingo (5), o prefeito do Crato, André Barreto (PT), e o Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SINDSMCRATO) anunciaram por meio das redes sociais um acordo. Entre os pontos definidos estão:
- Pagamento imediato dos salários de setembro;
- Publicação da portaria de insalubridade;
- Estudo para o pagamento das progressões devidas;
- Condições dignas de trabalho e carga horária definida.
O texto da decisão será encaminhado nesta segunda-feira (6) ao sindicato, que deve realizar assembleia geral para apresentar as resoluções. “Acordos deliberados e fim da greve anunciada. Amanhã estaremos encaminhando proposta e o SINDSMCRATO convocará assembleia geral”, afirmou o prefeito André Barreto.
Em comunicado, o sindicato avaliou o desfecho como uma vitória da categoria e ressaltou a importância do diálogo entre trabalhadores e o poder público. “Demonstramos nossa força e mostramos que é possível dialogar com firmeza sem abrir mão dos direitos da categoria. A mobilização da banda municipal consolidou avanços importantes, reafirmando o compromisso com a valorização profissional, condições dignas de trabalho e diálogo permanente com a gestão”, destacou a entidade.

