Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará recebe antídoto para tratar casos suspeitos de intoxicação por metanol
Até o momento, o estado notificou quatro casos suspeitos, dos quais dois já foram descartados. Um caso e uma morte seguem em investigação.
Nathalie Fernandes
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Na madrugada desta segunda-feira (6), o Ceará recebeu doses de etanol farmacêutico, um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicação por metanol. A entrega foi feita após a notificação de quatro casos suspeitos no estado, sendo dois já descartados. Um caso e uma morte continuam sob investigação.

Além do Ceará, também receberam os fármacos os estados de Pernambuco, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, que já haviam registrado casos anteriormente.

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram notificados 195 casos de intoxicação por metanol no país, com 13 mortes confirmadas.

Nova compra

No último sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento utilizado no processo de desintoxicação do metanol.

A Anvisa também mapeou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir o etanol farmacêutico, garantindo cobertura em todas as capitais para atendimento rápido a novas ocorrências.

Em relação ao fomepizol, o Ministério informou que sete fornecedoras internacionais já foram identificadas com capacidade de produção e fornecimento do medicamento.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria