Foto: Guto Vital / Portal Miséria
A prestação de contas da Fundação Otília Correia Saraiva, referente ao ano de 2024, foi aprovada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A entidade gerencia os hospitais Santo Antônio e do Coração do Cariri (HCC), ambos em Barbalha. O relatório, assim como o de anos anteriores, veio sem contestação.
De acordo com Egberto Santos, diretor de projetos da Fundação, além da prestação de contas ao MPCE, também é realizada uma auditoria independente. “Nós temos uma auditoria independente que a Fundação contrata para verificar se todos os processos, todo o recurso que é recebido está sendo gasto de forma devida. E, graças a Deus, tanto a nossa auditoria própria tem apontado isso e a prova que isso tem acontecido de forma regular são as aprovações sucessivas por parte do Ministério Público”, explicou.
Hoje, aproximadamente 80% dos atendimentos realizados pela Fundação são destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), percentual acima do mínimo estabelecido para a certificação CEBAS (60%), destinada a entidades filantrópicas. “A gente tem empregado cada centavo que a gente recebe de dinheiro público para o bem daqueles que são atendidos pelos hospitais Santo Antônio e Coração do Cariri através do Sistema Único de Saúde”, destacou.
Parte dos recursos também é empreendido em reformas, aquisições de insumos, medicamentos e pagamentos de profissionais. “Isso nos dá ainda mais credibilidade junto à opinião pública né e é sinal que o resultado do trabalho está sendo é exitoso“, aponta Egberto.

