Compartilhar
publicidade
publicidade
Secretário anuncia campanha contra entulho após mapear mais de 100 pontos de descarte irregular em Juazeiro do Norte
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Roberto Sampaio.
Rogério Brito
Roberto Sampaio - Foto: Guto Vital/ TV Miséria

A Prefeitura de Juazeiro do Norte mapeou mais de 100 pontos de descarte irregular de entulho e lixo espalhados pela cidade. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Roberto Sampaio, que anunciou o início de uma campanha de conscientização voltada à população.

Segundo o gestor, desde que assumiu a pasta foi feito um levantamento completo dos terrenos onde a comunidade tem despejado resíduos de forma inadequada, especialmente restos de construção civil e lixo doméstico. A prática é considerada crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, sujeita a multa e pena de um a quatro anos de detenção.

“Nós tivemos essa preocupação de fazer todo o levantamento de todos os terrenos que têm descarte irregular. São mais de 100 pontos que recebem esse material de forma irregular”, informou Sampaio à TV Miséria.

O secretário destacou ainda que, apesar das fiscalizações voltadas aos carroceiros, o problema também envolve moradores e empresas que optam por não utilizar o serviço de contêineres do programa Papa Entulho, preferindo contratar caminhões ou carroceiros para descartar os resíduos em terrenos baldios.

“Muita gente vai fazer reforma e, ao invés de chamar o Papa Entulho, prefere pagar ao carroceiro ou colocar em caminhão de grande volume para jogar em terrenos. Já flagramos, por exemplo, caminhões descartando ao lado do campo do Icasa. Quando isso acontece, conduzimos o motorista à delegacia e seguimos todos os procedimentos cabíveis”, explicou.

A campanha de conscientização começará nos próximos dias e deve se estender por 30 a 40 dias, utilizando rádios, redes sociais e outros meios de comunicação. “Vamos divulgar amplamente para que todos saibam que o descarte irregular é crime. Se flagrarmos, o responsável será conduzido à delegacia para responder por crime ambiental”, concluiu.

Assista a entrevista completa: 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria