Lula e Trump - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se encontraram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro, que durou cerca de 50 minutos, ocorreu durante a 47ª reunião de cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
A reunião acontece em meio à maior crise diplomática entre os países em 200 anos de relação bilateral, marcada por tarifas elevadas sobre produtos brasileiros. Em julho deste ano, Trump aplicou um tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA.
Na reunião, Lula afirmou que não há razão para desavenças entre os países e pediu a suspensão imediata das tarifas enquanto as negociações estiverem em curso.
“Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo”, disse.
Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as… pic.twitter.com/aTXZthrb9Z
— Lula (@LulaOficial) October 26, 2025
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante a conversa, ficou confirmada a intenção de Trump visitar o Brasil, em data ainda não definida. “Trump disse que admira o Brasil e que gosta imensamente do povo brasileiro”, comentou o chanceler.

