Compartilhar
publicidade
publicidade
5 Filmes de terror brasileiros para assistir no Halloween
O Portal Miséria reuniu uma lista de cinco filmes de terror nacionais para você maratonar antes da chegada da data mais assustadora do ano. 
Nathalie Fernandes
Leandra Leal, Malu Gallí e José Mojica Marins em cenas de filmes de terror para assistir no Halloween.
Leandra Leal, Malu Gallí e José Mojica Marins | Foto: Reprodução.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado em 31 de outubro. A data, tradicional nos Estados Unidos, teve origem nas Ilhas Britânicas e, com o tempo, se popularizou em diversos países, incluindo o Brasil.

A celebração é marcada por fantasias, doces e festas temáticas, mas também é um período em que muitos preferem assistir a filmes de terror.

Pensando nisso, o Portal Miséria preparou uma lista com cinco produções brasileiras que comprovam que o terror nacional vai muito além dos sustos. As obras exploram crítica social, tensão psicológica e elementos artísticos que consolidam o gênero no país.

Confira a seleção completa a seguir.

1. À Meia Noite Levarei Tua Alma (1964)

À Meia-Noite Levarei Sua Alma é um filme brasileiro de 1964 protagonizado e dirigido por José Mojica Marins.

O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão (José Mojica Marins) pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. | Foto: Reprodução

O clássico de José Mojica Marins, que também interpreta o lendário Zé do Caixão, acompanha um coveiro obcecado por gerar um “filho perfeito” para perpetuar sua linhagem. O personagem é temido por moradores de uma pequena cidade do interior e se tornou ícone do cinema de horror nacional.

Em 2015, o longa entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

2. O Lobo Atrás da Porta (2014)

O filme é baseado no caso criminoso da Fera da Penha, no qual Neyde Maria Maia Lopes assassinou uma criança de quatro anos após um envolvimento extraconjungal com o pai da menina.

Leandra Leal interpreta Neyde, uma mulher que mata a filha de quatro anos do seu amante. | Foto: Reprodução

Inspirado em um crime real — o caso da “Fera da Penha” —, o filme de Fernando Coimbra mistura suspense e drama. Leandra Leal vive Neyde, uma mulher que sequestra e mata a filha de seu amante após um relacionamento extraconjugal.

A atuação de Leandra lhe rendeu prêmios como o Grande Otelo de Melhor Atriz, o Prêmio Fênix e o Prêmio Guarani, além de uma indicação ao Prêmio Platino.

3. O Animal Cordial (2017)

Inácio (Murilo Benício), um gerente arrogante e ríspido de um restaurante de classe média em São Paulo, tem uma relação conflituosa com os funcionários, sobretudo com o chef de cozinha Djair (Irandhir Santos).

Murilo Benício interpreta Inácio, um empresário arrogante que possui conflitos com seus funcionários. |Foto: Reprodução

Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, o longa traz Murilo Benício como Inácio, um empresário arrogante que revela seu lado mais sombrio após um assalto ao restaurante que comanda. O elenco conta ainda com Luciana Paes, Irandhir Santos, Camila Morgado e Humberto Carrão.

Benício venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio 2017, e Luciana Paes recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (2018).

4. Morto Não Fala (2018)

Stênio é um plantonista de necrotério que tem o dom de falar com os mortos.

Stênio é um plantonista de necrotério que possui o dom de falar com os mortos.| Foto: Reprodução

O estreante Dennison Ramalho dirige essa história sombria sobre Stênio (interpretado por Daniel de Oliveira), um plantonista de necrotério que consegue conversar com os mortos. Os segredos revelados pelos cadáveres acabam colocando sua vida e de sua família em risco.

O filme foi indicado em seis categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, incluindo Melhor Ator, Diretor e Roteiro Original.

5. Propriedade (2023)

Com direção de Daniel Bandeira, o tenso thriller acompanha o drama de uma rica e reclusa estilista que se enclausura em seu carro blindado para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família.

Malu Gallí interpreta Tereza, uma estilista que decide viver reclusa na fazenda de sua família | Foto: Reprodução.

O terror social de Daniel Bandeira combina crítica de classe e tensão psicológica. Malu Galli interpreta Tereza, uma estilista traumatizada pela violência urbana que busca refúgio na fazenda da família. No entanto, o local se transforma em pesadelo durante uma revolta de trabalhadores, e Tereza acaba confinada dentro do próprio carro.

A produção recebeu o prêmio de Melhor Filme no Fantastic Fest (EUA) e no Rio Fantastik Festival, além de ter sido exibida na 73ª edição do Festival de Berlim.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria