Compartilhar
publicidade
publicidade
5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri acontece de 18 a 23 de novembro no Crato
O evento reunirá mais de 30 apresentações nacionais e internacionais, além de cortejos culturais, seminário, oficinas e atividades formativas.
Bruna Santos
Pessoa se apresentando no Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Na foto mostra um homem na frente de uma tenda colorida.
Apresentação nao Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Foto: Sâmia Costa.

A 5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 18 e 23 de novembro. Com o tema “Conexões Confluentes”, o evento reunirá mais de 30 apresentações nacionais e internacionais; além de cortejos culturais, seminário, oficinas e atividades formativas que prometem integrar a arte e o pensamento.

Neste ano, o festival, que tem entrada gratuita, inspira-se na filosofia do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, com o propósito de convidar o público a celebrar a diversidade cultural como fonte de criação e partilha.

Reconhecido como o principal evento de mascaramento do Brasil, o FIMC contará com artistas de diversas nacionalidades, como Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde. O encontro também reunirá Mestres e Mestras da cultura popular, que compartilharão seus saberes ancestrais.

O mote “Conexões Confluentes” faz referência ao festival como uma correnteza, um fluxo que atravessa corpos, territórios e tempos, entrelaçando expressões artísticas que se reconhecem na diferença.

As atividades serão distribuídas em vários espaços do Cariri: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Teatro do Sesc Crato, Largo da RFFSA, Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e a sede da ONG Beatos, organizadora do festival.

Cortejo de máscaras nas ruas do Crato. Foto: Anderson China

Programação

Entre os destaques da programação estão o Encontro da Menor Máscara do Mundo, as exposições “Composé de Cauris”, além da mostra “Máscaras Encantadas da Chapada”, do mestre caririense Aécio de Zaira. 

Também haverá o seminário “Mascaramento e Outras Confluências”. O público também poderá acompanhar apresentações de grupos do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde.,

Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Leia mais:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria