Centro de Assaré. Foto: Aprece.
A Casa do Poeta Patativa do Assaré receberá, no dia 2 de novembro, a mostra “Memórias da Nossa Gente”, um evento gratuito que tem como objetivo relembrar a história de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O momento acontecerá das 7h às 20h, na rua Pedro Onofre, n°8, e contará com a presença de contistas, que farão resumos sobre a vida e do legado das pessoas homenageadas.
Em entrevista ao Portal Miséria/M1, o idealizador do projeto, Professor Palácio explicou que a mostra surgiu quando um dos amigos o convidou para ir à casa dele e entregou uma caixa cheia de santinhos de missa de sétimo dia. “Aí me veio a ideia: por que não a gente juntar mais com algumas pessoas que gostam de arquivar e guardar e fazer uma amostra, rememorar a vida dessas pessoas?”, explicou.
Serão exibidas dezenas de peças, incluindo convites de missas de sétimo dia, cartões em homenagens póstumas, além de fotos e imagens dos homenageados. “Esta é uma iniciativa para manter viva a memória do nosso povo. Assaré é rica em história, e muitas dessas histórias estão guardadas nestes cartões. Queremos que as novas gerações conheçam e honrem aqueles que vieram antes de nós,” disse o professor, que também é o diretor da Casa do Patativa.
Além da exposição, haverá um momento onde contistas contarão as histórias de forma oral. Entre eles estão os historiadores Jesus Leite, professor Crispim, professor Hugo Brilhante e Zé Romero. “São esses reconhecidamente os guardiões da nossa história, vão estar presentes no dia para que eles possam repassar essas informações para o público mais jovem que vai estar lá no evento”, complementou o organizador.

