Compartilhar
publicidade
publicidade
Estudantes da rede municipal de Juazeiro do Norte transformam materiais recicláveis em jogos
Nas escolas municipais, pequenos dedos ágeis e cheios de imaginação transformam materiais recicláveis em brinquedos, jogos, obras e atividades interativas.
Bruna Santos
Crianças sentadas em um fundo verde com brinquedos sustentáveis desenvolvidos com material reciclado. Tem três crianças na imagem, durante a Brinquedoarte em Juazeiro do Norte.
Mostra Brinquedoarte foi apresentada em praça pública nesta terça-feira (4). Foto: Guto Vital / Portal M1.

Em Juazeiro do Norte, o que para muitos seria apenas lixo, nas mãos das crianças ganha nova vida. Nas escolas municipais, pequenos dedos ágeis e cheios de imaginação transformam materiais recicláveis em brinquedos, jogos, obras e atividades interativas.

Na manhã desta terça-feira (4), a Praça Desembargador Juvêncio Santana se encheu de cores com a nova edição do Brinquedoarte, projeto criado em 2010 que une educação e sustentabilidade. Segundo Rose Vidal, gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação do município, a iniciativa vai além do simples ato de reaproveitar materiais. Para ela, é um processo simbólico de aprendizagem. 

O que se torna aprendizagem é aquilo que deixa de ser símbolo e passa a ser signo. Deixa de ser apenas um lixo e passa a ter um significado na vida da criança”, explica.

Os materiais usados vêm, muitas vezes, das próprias casas dos estudantes. “Todo mundo brincando, participando, fazendo doações e nós fazemos também a coleta seletiva lá na escola e eles vão pensando logo, isso aqui serve para fazer um brinquedo, isso aqui não serve, isso daqui vai poder ser aproveitado de outra forma”, destaca a gerente de educação.

Etapa escolar

No dia 31 de outubro, data que encerrou o mês das crianças, as escolas realizaram uma etapa escolar do projeto. As famílias foram convidadas a visitar as produções e levaram lembranças das unidades de ensino produzidas pelos pequenos artistas.

Porque nós aprendemos muito com as crianças. Muitas vezes a gente joga fora coisas que não fazem sentido para a gente, mas vai fazer sentido para outra pessoa. Então, como minha mãe diz, o que é velho não é para ser jogado fora”, conclui Rose.

 

Acompanhe o vídeo completo:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria