Foto: José Cruz/ Agência Brasil.
Durante o mês do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, mais de 900 atendimentos voltados à saúde da mulher foram realizados em Potengi. A campanha foi desenvolvida em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF).
Ao todo, foram registradas 941 prevenções e mais de 300 solicitações de mamografias. Além dos exames, a programação contou com atividades educativas sobre a prevenção da patologia. Também incluiu a ampliação de atendimento no horário noturno em algumas unidades.
“A campanha mobilizou profissionais, unidades de saúde e toda a comunidade, levando informação, acolhimento e cuidado para quem mais precisa”, disse o município nos canais oficiais.
Sobre o Câncer de Mama
Os cânceres mencionados na campanha do Outubro Rosa são os dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, surgem anualmente mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Já o do colo do útero registra cerca de 17 mil novos diagnósticos por ano.
Para o câncer de mama, o exame de mamografia de rotina é recomendado para mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Enquanto para o de colo do útero, é indicado a realização do exame preventivo (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos.

